Meu melhor amigo é o pior amigo de todos.

Eu estava quase conseguindo o que eu queria, era pra ele estar me ajudando, mas não, ele só disse: “você sabe que você está se precipitando, não sabe?!”.

Eu finalmente consegui algo que queria muito, era pra ele ficar feliz e comemorar comigo, mas não, ele se entristeceu e disse: “Você está fazendo a coisa errada!”.

Eu sabia que nem tudo seriam flores só que, mesmo assim, tinha decidido lutar para que cada dia fosse melhor, era pra ele estar do meu lado e me apoiar, mas não, ele disse: “Você não tem que passar por isso, você não precisa disso!”.

Eu pensei exatamente no que iria fazer, eu estava certa, era pra ele me defender, mas não, ele disse “Eles erraram, mas você também errou e precisa mudar!”

Insensível. Ele não disse o que eu queria e nem fez o que eu esperava que fizesse. Meu amigo é o pior amigo de todos. Amigos não deveriam se alegrar sempre com nossas conquistas? Amigos não deveriam nos apoiar em tudo? Amigos não deveriam nos ajudar sempre?

A resposta é: NÃO!

Nunca espere que seu amigo se alegre com seu pecado, não espere que seu amigo te apoie em algo errado, não espere que seu amigo fique te bajulando, não espere que seu amigo comemore algo que você conquistou, mas causará sua morte; não espere que seu amigo solte fogos enquanto você caminha cego rumo a um precipício. O verdadeiro amigo nunca fará essas coisas, o amigo ama de verdade e amar não é concordar com tudo.

Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos.

Provérbios 27:6

Existem aqueles que estão do teu lado quando você está errando e te apoiam no erro. Existem aqueles que estão do teu lado quando você está errando e só apontam teu erro. Esses, não são teus verdadeiros amigos.  Mas existem ainda aqueles que estão do teu lado mesmo quando você estiver errando, e também farão essas duas coisas: apontar e apoiar, porém, de maneira diferente.

Eles irão apontar teu erro porque te amam e não querem que você se perca e eles te apoiarão, não a continuar no erro, mas a se arrepender, a sair desse caminho de morte e voltar para os planos perfeitos de Deus.  A esses, podemos chamar – amigos.  A esses, Deus tem me ensinado a ouvir e a valorizar.

É claro, como a palavra nos ensina, devemos buscar ter paz com todos e amar a todos com o amor de Cristo, mas seleciono bem com quem irei caminhar lado a lado, de quem irei ouvir conselhos e para quem irei compartilhar da minha vida íntima.

Lembre-se: se te bajula, se concorda com tudo, se te apoia em tudo, não é amigo. É comparsa! É um cego tentando guiar outro. Os verdadeiros amigos nunca ficarão estagnados vendo você fazer algo que desagrada a Deus, muito menos te apoiarão nisso. Os verdadeiros amigos vão preferir te ver chateado com uma palavra dura, do que morto pelo pecado.

Os verdadeiros amigos sabem que tem um inimigo tentando nos fazer desviar do melhor de Deus pra nós e eles farão de tudo para que isso não aconteça. O meu melhor amigo sabe disso! Ele sabe que existe um inimigo que quer me roubar, me matar e me destruir, por essa razão eu sei que, pra esse inimigo, o meu melhor amigo será sempre o pior amigo de todos!

 

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

Eclesiastes 4:9-10

Deixe um comentário

